quarta-feira, 14 de março de 2012

Curiosidades do Benin

1- Você sabia que no Benin, assim que você chega na casa de alguém, a primeira coisa que as pessoas da casa fazem é te dar água pra beber? É. E você tem que aceitar, viu? Ainda que seja pra tomar um gole. Em alguns lugares, a água é servida no mesmo "caneco" a todos e o dono da casa também bebe, pra mostrar a você que aquela água é pura.

2- Outra curiosidade é que, ao chegar em algum lugar, as pessoas te dizem "Bonne arrivée", expressão que foi adaptada ao francês, mas, que, oficialmente, não faz parte do francês padrão. "Bonne arrivée" quer dizer boa-chegada. Enquanto que, no francês padrão, a expressão utilizada é "Soyez bienvenue" (seja bem-vindo). Andei pesquisando o porquê do "bonne arrivée" e me explicaram que é porque os beninenses traduziram para o francês muitas expressões diretamente das línguas africanas, tais como se utilizam nas línguas locais.

3- Terceira dica e muito importante: nunca pergunte a alguém se ele quer comer. Caso você esteja comendo ou se preparando para isso e quiser oferecer a alguém, nem pense em fazê-lo. A pessoa irá interpretar da seguinte forma: quem oferece, não quer dar. E, ainda que ela esteja com muita fome, ela vai recusar. Aconselha-se que você a sirva e a chame para comer com você. Por educação, essa pessoa vai comer com você ainda que já esteja com sua fome saciada.

Impressões pessoais:

1- Essa história de água é muito chata, porque sempre esqueço e Houdou fica me dizendo pra trazer água para as visitas. Eu prefereria perguntar se eles querem uma água, um café e, assim, trazer o que eles escolherem. Às vezes, a pessoa não está com sede e só encosta a boca no copo pra te agradar.

2- Acho legal essa história de acrescentar coisas às línguas. Isso enriquece o vocabulário do idioma, ainda que não esteja dentro da norma padrão. Imagino o quanto as línguas (francês, inglês e português) foram enriquecidas, sobretudo, nos países africanos, onde elas sofreram várias influências das línguas locais.

3- Sempre me confundo com essa questão. Acabo perguntando se a pessoa quer e tendo que me desculpar depois. Ainda bem que eles entendem que sou estrangeira, caso contrário...!

5 comentários:

  1. Foi casar com um africano, agora tem que se acostumar, hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou com um trabalho de GEOGRAFIA VLW MSM

    ResponderExcluir
  3. Oi Sara, boa tarde.

    Estou projetando uma passagem pelo Benin em 2019. Estarei de bicicleta vindo de Fogo em direção a Costa do Marfim pelo Costa, pode me dar algumas dicas? É falar mais um pouco sobre o país? Agradeço antecipadamente!

    ResponderExcluir
  4. Por favor..preciso saber se em Benin existe um certo Banco do Povo ..pois recebi proposta para adquirir empréstimo desta tal financeira em Benin ,com sede na França .agora querem meus dados e informações pessoais bancárias. Saberia me informar ?

    ResponderExcluir